Sistemas de Informação

Trabalho de Conclusão
Título:COMPUTAÇÃO DESPLUGADA COMO ESTRÁTEGIA PARA FOMENTAR A INSERÇÃO DE MENINAS NOS CURSOS DE ÁREAS TECNOLÓGICAS (STEM) EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aluno:Sabrina Andresa Barbosa
Semestre:2021/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Patrícia Scherer Bassani
Avaliadores:Debora Nice Ferrari Barbosa, Regina de Oliveira Heidrich
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Pensamento computacional. Computação Desplugada. Mulheres em STEM.
Resumo:

A associação de estereótipos ligados a profissionais nas áreas tecnológicas, tendem a distanciar o interesse de meninas em computação. Uma estratégia de agregar participantes na área de Sistemas da Informação, é utilizar diversos métodos da computação de formas multidisciplinares. Dessa forma, atividades desplugadas articulando o pensamento computacional podem ser usadas para abranger a sociedade e as organizações, a fim de resolver problemas reais e aumentando a capacidade de criatividade diante dessas situações, desmistificando a área como um todo. Esse estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta articulando o pensamento computacional por meio de computação desplugada a fim de fomentar a estratégia de inserção de meninas em Tecnologia da Informação. O Workshop Meninas em STEM foi elaborado para entregar de forma lúdica a aplicação de conceitos computacionais, evidenciando o empoderamento feminino dentro da computação. A metodologia de pesquisa explora o Design Science Research, para sustentar melhores soluções diante as propostas já existentes. Como resultado, o uso da computação desplugada valida uma nova forma de recrutamento de jovens meninas para a área da computação.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online