Sistemas de Informação

Trabalho de Conclusão
Título:MODELO DE GESTÃO COMPORTAMENTAL EM TI QUE POSSIBILITE O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
Aluno:Adilso Israel de Souza
Semestre:2010/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Roberto Scheid
Avaliadores:Marcelo Carboni Gomes, Sandra Teresinha Miorelli
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Comportamento. Produtividade. Tecnologia. Informação. Pessoas.
Resumo:

A necessidade de harmonia entre a informática e as tarefas nas organizações demonstra o quanto esta relação influencia a produtividade nas empresas. Ainda assim, é preciso considerar que este apoio produtivo é um tanto complexo e de difícil esclarecimento. Neste cenário, onde a interface entre os computadores e as atividades é feita pelas pessoas, o sucesso depende do correto uso dos recursos de Tecnologia de Informação (TI) por parte dos profissionais envolvidos. Tornar os ativos de TI mais utilizados, e capacitar as pessoas em aproveitar melhor os benefícios são comportamentos importantes, mas, isoladamente, não tornam os ganhos mais tangíveis. Da mesma forma com que as aplicações e possibilidades proporcionadas pelas tecnologias são compartilhadas, a responsabilidade em melhorar o desempenho por meio destas também deve ser dividida com os gestores dos setores clientes. Diante desta situação, este trabalho pretende identificar comportamentos, arranjos e estratégias de TI que tornem mais claros os valores criados através da informática a fim de formalizar um Modelo de Gestão Comportamental (MGC) que possibilite o aumento e a monitoração da eficiência dos recursos de Tecnologia da Informação (tangíveis ou intangíveis). Esta pesquisa tem como objeto de estudo uma empresa operadora de planos de saúde, com aproximadamente duzentos funcionários que se utilizam diretamente de recursos de informática no desenvolvimento das suas atividades. Desta maneira, a proposta pretende identificar e incentivar comportamentos e práticas na utilização desses recursos, de modo a aproximar o resultado das atividades dos usuários com as expectativas dos seus respectivos clientes (internos e/ou externos).

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online