Sistemas de Informação

Trabalho de Conclusão
Título:KPIBOK: PROPOSTA DE UMA BASE DE CONHECIMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO DE GOVERNANÇA DE TI EM TIMES SCRUM
Aluno:Joatan Santos Fontoura
Semestre:2019/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Adriana Neves dos Reis
Avaliadores:Roberto Scheid, Sandra Teresinha Miorelli
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Scrum. Governança de TI. KPIBOK. Indicador-Chave de Desempenho. Base de Conhecimento.
Resumo:

Diante de uma realidade de mudanças rápidas e constantes, tanto para atender aos desejos dos consumidores quanto às estratégias das organizações, a Tecnologia da Informação (TI) necessita adaptar seus processos para responder com agilidade a essa transformação. Aliado a isso, um modelo alternativo de trabalho é proposto, no qual, a antecipação de valor, as oportunidades e os riscos nas entregas são priorizados. Dentre as metodologias compatíveis com esse paradigma, está o Scrum, que possui o maior grau de adesão no mercado. Contudo, existe também a Governança de TI, atuando no alinhamento estratégico entre a TI e o negócio. Sendo assim, fazendo uso do método de pesquisa Design Science Research (DSR), percebe-se uma lacuna entre os processos executados dentro do Scrum, desde o desenvolvimento até a entrega dos produtos com os critérios de conformidade exigidos pela Governança de TI. Dessa forma, como solução, propõe-se no presente trabalho a construção de Indicadores-Chave de Desempenho – Key Performance Indicator (KPI) a fim de verificar se as atividades realizadas por Times Scrum estão em concordância com o que é esperado pela Governança de TI mediante o seu framework mais conhecido, o ITIL v3. No entanto, para que seja possível que um Scrum Master, representando um Time Scrum, construa os próprios indicadores da sua equipe, se propõe uma base de conhecimento, no papel de artefato da DSR, cercada de recomendações e componentes para criação dos KPIs. Através de Times Scrum e analistas de Governança de TI, divididos em diferentes grupos, por intermédio de questionários, avalia-se a base construída. Por fim, conclui-se que como contribuição de pesquisa, obtém-se a base de conhecimento, originada para construção dos KPIs previstos para a conexão estabelecida entre a Governança de TI e o Scrum. E como oportunidades para o desenvolvimento de trabalhos futuros, entende-se que há a possibilidade de transformar o relacionamento entre o ITIL v3 e o Scrum para o ITIL 4 e o Scrum, além da perspectiva de conectar o ITIL com outras metodologias ágeis.

Link biblioteca:Não informado

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