Moda

Trabalho de Conclusão
Título:Quem tem medo da mulher na criação? Uma análise gestáltica das obras da artista Teresinha Soares.
Aluno:SOFIA DA SILVA FERREIRA
Semestre:2018/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:ANA CLEIA CHRISTOVAM HOFFMANN
Avaliadores:ANDERSON LUIZ DE SOUZA, CLÁUDIA SCHEMES
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Arte contemporânea brasileira, Moda, Pantagruélico, Teresinha Soares, Artistas mulheres, Gestalt.
Resumo:

Esta pesquisa tem como tema central a artista brasileira Teresinha Soares dentro da Arte Contemporânea brasileira e a leitura gestáltica de suas obras. A partir disso, a pesquisa tem como questão norteadora o papel de Teresinha Soares para a arte brasileira e os símbolos da artista como referência no desenvolvimento de uma coleção de moda. Seu objetivo geral é a criação de uma coleção de moda resultante da análise de cada um dos dezoito quadros escolhidos para tal. Além disso, pretende-se que por intermédio dessa pesquisa a produção artística da Artista seja mais conhecida no meio acadêmico. Teresinha Soares, nasceu em Araxá cidade do estado de Minas Gerais no ano de 1927. Durante sua vida, foi pintora, performer, mãe, miss e vereadora. No entanto, seu período de atividade foi rápido e durou aproximadamente uma década. Seus quadros retratam a natureza, o feminino, o corpo e o sexo sendo muitas vezes explícitos e eróticos. Quem tem medo de Teresinha Soares? É o nome de uma manchete escrita sobre ela. Soares chegou a receber título de “artista mais massacrada do Brasil” por causa das reações da sociedade da época à sua arte, as quais continuam tão atuais para outros tantos artistas brasileiros. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica exploratória de caráter qualitativo. As análises imagéticas serão executadas conforme a metodologia da leitura visual da forma, provinda da Gestalt. Neste caso foi utilizado apenas uma fonte teórica a fim de obter resultados mais precisos nas análises. Para atingir o objetivo principal deste trabalho foi necessário reconhecer e teorizar elementos dentro da arte de Soares para que estes possam ser posteriormente utilizados no desenvolvimento de uma coleção de moda para a marca Pantagruélica. Esta, foi criada conforme análise de mix de marketing da marca inspiradora Gucci e da marca concorrente Zara. Todo o estudo compreende a primeira parte de duas no processo de desenvolvimento da coleção de moda e serve de embasamento teórico para o mesmo.

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