Moda

Trabalho de Conclusão
Título:TRADIÇÃO E INOVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO EM MALHARIA RETILÍNEA
Aluno:JOANA CALHIARI
Semestre:2012/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:EMANUELE BIOLO MAGNUS
Avaliadores:ANDERSON LUIZ DE SOUZA, LUIZ CARLOS ROBINSON
Documentos:Anteprojeto, Relat. Qualificação, TCC Final
Palavras-chave:moda; coleção; malharia retilínea; Vimaj; Gramado.
Resumo:

A malharia é uma prática muito antiga, mas com o auxílio da tecnologia vem crescendo consideravelmente, e com isso, aumentando cada vez mais seu leque de possibilidades. O presente estudo visa pesquisar a malharia retilínea, suas possibilidades e peculiaridades aplicadas a uma coleção para uma empresa familiar sediada na cidade de Gramado, voltada para senhoras e jovens senhoras. Busca-se então identificar quais são os desafios para o desenvolvimento de uma coleção em malharia retilínea voltada para esse público, que alie valores tradicionais da Serra Gaúcha às tendências de moda. Para guiar o estudo, adotou-se como hipótese que a cidade de Gramado, por ser turística, possui um calendário próprio, o que atrai pessoas em maior quantidade em determinadas épocas do ano e, por isso, deve-se oferecer produtos novos, principalmente nos períodos com maior público de ocasião. Levando isso em consideração, deve-se desenvolver uma coleção que tenha um tema condizente com as características mais marcantes da Serra Gaúcha, mesclando peças tradicionais a peças com maior informação de moda.Tendo em vista que para desenvolver uma coleção de malharia se faz necessária uma série de conhecimentos, foi realizada uma pesquisa básica e bibliográfica acerca do conceito de malharia, seu histórico, construção do tecido de malha e acabamentos. Como o objetivo geral é o desenvolvimento de uma coleção, foi feito um estudo de caso sobre uma empresa familiar do ramo de malharia. Para esse estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e também, uma entrevista semiestruturada com os proprietários da empresa para melhor conhecimento sobre a marca e por fim, uma pesquisa de campo com os clientes. Cruzando todas essas informações obtidas, foram delimitadas novas reflexões que serviram como base para o desenvolvimento de uma coleção de moda em malharia retilínea para a empresa estudada. Para essa criar a coleção foi realizada uma nova pesquisa de campo com as clientes visando conhecer suas preferências em relação aos produtos de malha e comportamento em relação à cidade de Gramado, e também uma pesquisa bibliográfica para embasar a coleção.

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