Engenharia Mecânica

Trabalho de Conclusão
Título:ESTUDO DE APLICAÇÃO DE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA E BAIXA LIGA (ARBL) EM SUBSTITUIÇÃO A AÇOS CONVENCIONAIS EM UM CHASSI DE SEMIRREBOQUE RODOVIÁRIO
Aluno:ANDREI AGUIRRE KOCH
Semestre:2019/02
Situação:TC II
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Anderson Braun
Avaliadores:Claudia Trindade Oliveira, Josimar Souza Rosa
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:chassi, MEF, Solidworks, BLAR
Resumo:

A engenharia é movida pela incessante busca pela eficiência. Novos processos de fabricação, de análise e materiais, por exemplo, são inseridos no mercado diariamente, levando os engenheiros a promover melhorias em todos os setores da indústria metal mecânica. O setor automotivo, desde a invenção do automóvel, busca melhora continua em todas as áreas da fabricação do veículo e uma delas é em relação aos materiais e o peso que eles acrescem ao mesmo. O presente trabalho identificou o superdimensionamento da estrutura de um chassi de semirreboque e procurou provar o que era pensado. Para isso, foi definido que a o objetivo principal é de analisar a aplicação de um aço de baixa liga e alta resistência (BLAR) em substituição ao aço estrutural utilizado no chassi. De modo a comprovar que a utilização de um aço de melhores propriedades mecânicas pode trazer benefícios ao chassi foi utilizada a análise por método dos elementos finitos (MEF), utilizando software Solidworks. Além dos resultados obtidos pelo Solidworks, foram utilizados cálculos estruturais de modo a comprovar os resultados gerados pelo mesmo, dando respaldo ao mesmo. Os resultados atingidos foram satisfatórios, pois comprovaram o superdimensionamento utilizado na estrutura, levando a conclusão de que, sim, a estrutura do chassi pode ser analisada novamente de modo a otimizar sua performance.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online