Design

Trabalho de Conclusão de Curso
Título:ENTRE: rede de apoio para familiares de crianças com deficiência
Aluno:CAMILA DE MACEDO BÓRTOLI
Semestre:2019/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Juan Felipe Almada
Avaliadores:Ana Paula Steigleder, Jacinta Sidegum Renner
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Criança. Deficiência. Design Social. Pais e Mães. Rede de Apoio.
Resumo:

A família passa por um processo de superação até que aceite a criança com deficiência e construa um ambiente favorável para a sua inclusão. Essa nova realidade e o formato de como a família irá lidar com tal, influenciará definitivamente na construção de identidade do grupo familiar e, consequentemente, na de seus componentes, sendo que as famílias encontram dificuldades comuns nas questões de criação e inclusão social. Nesse trabalho, se discutiu de que maneira, através do Design, pode-se gerar uma solução que auxilie na troca de experiências de familiares de crianças com deficiência, auxiliando assim, na inclusão social. O principal objetivo foi desenvolver uma solução que possa auxiliar a troca de vivências destes familiares, podendo dar suporte na inclusão social dos envolvidos, através de uma rede de apoio. Para isso, utilizou-se como campo de pesquisa o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Integral ao Estudante (CADIE), localizado na cidade de Canela, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais e mães de crianças com deficiência. Utilizando a metodologia de Kumar (2013), Modelo do Processo de Inovação do Design, pode-se analisar os dados recolhidos e, a partir disso, foram realizadas ações para promover uma rede de apoio. As ações incluem: um workshop com as famílias de estudantes do CADIE, o desenvolvimento da identidade visual e uma cartilha para divulgação e fortalecimento de redes de apoio com esse foco. Esse tema coloca em debate, no meio acadêmico, um assunto atual e relevante, além disso, destaca como o design, especificamente o design social, pode contribuir para a qualidade de vida, fortalecimento de relações e atenção aos familiares da criança com deficiência.

Link biblioteca:Não informado

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