Design

Trabalho de Conclusão de Curso
Título:PARA ALÉM DE CAIXAS DE SAPATO INFANTIL: DESIGN DE EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE
Aluno:VINICIUS RITTER HANSEN
Semestre:2021/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Ana Paula Steigleder
Avaliadores:Lauren Arrussul Carus, Marshal Becon Lauzer
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Calçado. Design. Embalagem. Infantil. Sustentabilidade.
Resumo:

O presente estudo abordou o design de embalagens e sustentabilidade, mais especificamente de embalagens voltadas para o calçado infantil, uma vez que se acredita ser possível atribuir-lhes outras possibilidades de uso, para além de sua função inicial de armazenamento do produto, o que pode contribuir para um design mais sustentável. Nesse sentido, partiu-se do seguinte problema de pesquisa: de que maneira o design poderia impactar na questão da sustentabilidade, através das embalagens de calçados para o público infantil? Para responder a essa questão, elencou-se como objetivo geral analisar de que maneira o design pode impactar no descarte de caixas de sapato para o público infantil, possibilitando práticas sustentáveis. Já os objetivos específicos, foram: apontar o que é o design de embalagens; examinar a relação do design de embalagens com o design sustentável; compreender como a embalagem influencia no processo de compra do calçado infantil; compreender qual o destino dado às caixas de sapato do público infantil após a compra; e refletir acerca de propostas de embalagens para calçados infantis que possibilitem práticas sustentáveis. Utilizou-se, assim, estudo bibliográfico e a aplicação de um questionário para pais de crianças de até 12 anos incompletos. Assim, esta pesquisa é aplicada e qualitativa, caracterizada como exploratória descritiva. Como resultado, delinearam-se cinco parâmetros projetuais para o desenvolvimento de embalagens de calçados infantis, visando a práticas sustentáveis.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online