Engenharia Civil

Trabalho de Conclusão
Título:ESTUDO DE CASO UTILIZANDO PROVA DE CARGA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE OBRA
Aluno:PAULO FREDERICO DE OLIVEIRA
Semestre:2022/02
Situação:TCC II
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:(ORIENTADOR A DEFINIR)
Avaliadores:DAIANA CRISTINA METZ ARNOLD
Documentos:Pré-projeto (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Estacas; Provas de Carga; Fator de Segurança; Capacidade de Carga; Métodos Semi-empíricos.
Resumo:

As fundações são, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes para a estabilidade da construção, pois suportam e transferem os carregamentos para o solo, evitando o colapso da estrutura. As prospecções geotécnicas mínimas recomendadas para caracterização do solo de fundação estão representadas pelas sondagens à percussão (SPT), sendo necessárias para definição e escolha do tipo de fundação a ser adotado. Quando se utilizam estacas, conforme a NBR 6122 (ABNT, 2019), para situações em que é utilizado método semiempírico, ou seja, apenas sondagens SPT, o FS>2,0 e, para situações em que se dispõe de resultados de provas de carga, estáticas o FS>1,6. O custo da execução de provas de carga estáticas sobre estacas é significativamente maior do que as sondagens SPT, razão pela qual é usual que sejam executadas apenas em obras de maior porte e já com caráter confirmatório, sendo usual sua execução somente na fase de obras e raramente na fase de estudos e projetos. Em determinadas situações, com estaqueamentos dimensionados previamente por métodos semiempíricos, pode ocorrer que as constatações de campo, ao se analisar resultados de provas de carga, indiquem relativo superdimensionamento das fundações, o que poderia ser evitado se estudos e ensaios mais abrangentes tivessem sido realizados nas fases anteriores à execução das fundações. Ou seja, embora com maior investimento na fase de projetos, se poderia atender as necessidades da obra com uma quantidade menor de estacas, minimizando o custo final e o tempo de execução das fundações. No trabalho, se pretende avaliar e discutir essas condicionantes com vistas a se estimar qual seria o porte de obra que justifique a viabilidade do custo da execução prévia de provas de carga sobre estacas. Desta forma, a ideia central do trabalho é realizar estudos e simulações quanto à influência da adoção do Fator de Segurança Global (FS) na estimativa da carga admissível de fundações profundas e seus reflexos nos quantitativos e custos dos estaqueamentos.

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