| Trabalho de Conclusão |
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| Título: | A TRANSPOSIÇÃO DA ESTÉTICA DÂNDI PARA A MULHER |
| Aluno: | BÁRBARA LUÍZA DIEHL |
| Semestre: | 2016/02 |
| Situação: | Concluido |
| Áreas de interesse: | Não informado |
| Orientador: | ANA CLEIA CHRISTOVAM HOFFMANN |
| Avaliadores: | CLÁUDIA SCHEMES, JULIANA ZANETTINI |
| Documentos: | Anteprojeto (liberado apenas para a banca), TCC Final (liberado apenas para a banca) |
| Palavras-chave: | Dandismo. Dândi. Dandizette. Alfaiataria. Moda. |
| Resumo: | Esta monografia busca desenvolver uma coleção de moda no Trabalho de Conclusão II, que tem como inspiração a transposição da estética dândi masculina para a mulher ao longo da história, utilizando a alfaiataria como elemento de identificação destas mulheres. Para melhor compreender a importância da estética dândi, é necessário que seja estudada a influência de George Bryan Brummell na moda. Através do dandismo é possível notar que o dândi, que tem seu legado como um rebelde fronte a sociedade em que viveu e a elegância como tratado de vida, influenciou no comportamento de algumas mulheres que mais tarde foram conhecidas como Dandizettes e a Quaintrelle. Fundamentada em revisão de livros, trabalhos acadêmicos, revistas, sites e entrevistas não estruturadas com o alfaiate Reynoldo Kirch e com a costureira Dolores Schwingel, apresenta-se uma pesquisa na qual foi possível compreender a relevância da alfaiataria, do alfaiate e da costureira no vestuário dândi, relacionando-o a mulheres que ao longo da história, construíram suas carreiras por suas atitudes altivas e imponentes, apropriando-se de peças consideradas masculinas. Para complementar este trabalho, foi criada a marca de vestuário feminino LÖLA, na qual a estética e o modo de se vestir do dândi masculino serão interpretados e materializados em uma coleção de moda feminina. |
| Link biblioteca: | Não informado |
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