Trabalho de Conclusão |
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Título: | GRETA GARBO E A MODA DOS ANOS 20: A TRANSFORMAÇÃO DA ESTRELA EM VILÃ |
Aluno: | CAMILA PICOLOTTO |
Semestre: | 2018/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | FRANCISCO MACHADO PEREIRA |
Avaliadores: | JÚLIA ISOPPO PICOLI, RENATA LODI |
Documentos: | TCCII (liberado apenas para a banca) |
Palavras-chave: | Anos 20. Cinema. Greta Garbo. Vilãs. Alexander McQueen. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo destacar os figurinos que Greta Garbo usou em quatro de seus filmes gravados na década de 20, em uma análise fílmica, para que assim sejam aplicadas peças chaves da vilania, para transformar os figurinos de Garbo em possíveis vilãs, as quais a mesma interpretaria. Para que isso aconteça é necessário entender o vestuário dos anos 20, bem como as mudanças sociais influenciadas pela Primeira Guerra Mundial. As mulheres passam a ser mais independentes, trabalham fora e ganham seu próprio dinheiro e passam a consumilo. (BRAGA, 2011). Para melhor entendimento, Greta Garbo e sua relação com o cinema são contextualizados na história cinematográfica, com ênfase nos anos 20, quando o mesmo passou por muitas evoluções, sendo a maior delas o cinema falado. Onde em 1928 surgiu o primeiro filme totalmente falado. (KNIGHT 1970). Também é nessa época que o fenômeno de star system toma mais força, contribuindo para tornar Garbo uma estrela. Como serão estudados os figurinos utilizados nos filmes, é relevante inserir a definição de figurino juntamente com a função do figurinista. A presente monografia também pretende relatar a vida e obra de Greta Garbo, que foi uma grande atriz do período estudado, com uma beleza que encantava a todos. O objetivo do trabalho é transformar os figurinos que Garbo utilizou nos filmes “A Carne e o Diabo”, “Rua das Lagrimas”, “A Dama Misteriosa” e “Terra de Todos”, em figurinos que a atriz interpretaria possíveis vilãs. Para que isso possa ser concretizado, salientaremos os principais elementos que caracterizam o vestuário e o comportamento de uma vilã. Dando seguimento ao trabalho, faz-se necessária a escolha de uma marca, a qual induzirá, junto com o tema, o projeto de coleção. A marca escolhida foi Alexander McQueen, por possuir peças conceituais, exagero, obscuridade, luxo, glamour, além de utilizar as cores preto e vermelho, que também caracterizam a vilania. |
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