Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE SERIOUS GAMES DESENVOLVIDOS PARA A ÁREA DA SAÚDE |
Aluno: | Leonardo Vinícius Goulart |
Semestre: | 2011/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Marta Rosecler Bez |
Avaliadores: | Gilda Aparecida de Assis, João Batista Mossmann |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
Palavras-chave: | Jogos sérios. Ensino na saúde. Treinamento. Simuladores. |
Resumo: | A busca por formas de aprimorar conhecimentos em diversas áreas de estudo e trabalho está se tornando cada vez mais importante nos dias de hoje, e vemos que na área médica não é diferente. Busca-se reproduzir situações reais ou pelo menos mais realistas no mundo virtual para aplicar ao treinamento de profissionais e estudantes desta área. Os jogos sérios (serious games - SG) estão entrando cada vez mais no mercado, e com isso, estes passaram a ser vistos não somente como forma de entretenimento, e sim, uma forma de adquirir conhecimentos através do uso de simuladores. Em função disso, neste trabalho, foi elaborado um estudo bibliográfico e análise de SG já desenvolvidos para a área médica. Os SGs desenvolvidos com ênfase em simulação e treinamento serão avaliados utilizando um design bible adaptado para esses jogos e, após essa avaliação, foram selecionados 6 jogos para serem testados por professores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Com base no que for encontrado utilizando esses jogos sérios, os professores responderam a um questionário validando as informações contidas e esses foram avaliados, o que poderá ser indicado para complementar a SimDeCS, um simulador que está sendo desenvolvido pela UFCSPA e até mesmo, o que poderá ser utilizado em atividades complementares para alunos da área da saúde. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online