Trabalho de Conclusão |
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Título: | UMA PROPOSTA DE APLICATIVO GAMIFICADO COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
Aluno: | Marcelo Warth de Moura |
Semestre: | 2017/01 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Debora Nice Ferrari Barbosa |
Avaliadores: | Patrícia Scherer Bassani, Paulo Roberto Pasqualotti |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
Palavras-chave: | gamificação; aplicativo; interação; história; lógica |
Resumo: | As tecnologias são ferramentas que dinamizam e melhoram o ensino, utilizando-se de atividades inovadoras através de praticas criativas, porem as barreiras pedagógicas ainda fazem o professor ser apenas o repassador de conteúdo. Hoje, as crianças desenvolvem-se manuseando tecnologia, fazendo com que tenham acesso ilimitado de informações. Dispositivos móveis podem tornar as aulas mais atraentes, estimulando a autonomia, curiosidade, criatividade e socialização entre os alunos. Os jogos já estão intrínsecos na sociedade, todos possuem algum jogo no celular, então, no que tange a educação, porque não possuir um aplicativo gamificado, ou seja, um aplicativo que ensine algo de maneira divertida e interativa? O ensino de lógica é algo que deve ser considerado na educação básica, pois como Valesco (2009 apud SOUZA, 2013) ressalta que não há garantia que o ensino da lógica seja fator suficiente para estabelecer a autonomia de pensamento no aluno, mas pode contribuir para o pensar organizado e de forma encadeada e, consequentemente, auxiliar na familiarização de conceitos lógicos elementares, de forma a embasar uma postura crítica frente a argumentos. Portanto, vislumbrou-se ai a possibilidade criar elementos que dessem suporte para o ensino da lógica e da história da computação, de forma integrada. |
Link biblioteca: | Não informado |
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