Sistemas de Informação

Trabalho de Conclusão
Título:PROTÓTIPO DE UM WIKI PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO BASEADO EM KCS
Aluno:Ismael Grassmann Matte
Semestre:2019/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Roberto Scheid
Avaliadores:Adriana Neves dos Reis, Eduardo Pretz
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Gestão do conhecimento. Wiki. Knowledge Centered Service. Serviço centrado em conhecimento. Suporte de TI.
Resumo:

A enorme quantidade de informações disponíveis para uma organização no seu ambiente interno e externo faz com que seja necessário identificar quais devem ser armazenadas e utilizadas. Com todo esse conhecimento disperso entre os colaboradores diretos e indiretos, é fundamental que as organizações invistam em processos e ferramentas que propiciem a captura, o armazenamento e o fácil acesso do mesmo. Neste contexto, este trabalho visa responder a seguinte questão: a fim de potencializar a gestão do conhecimento em um setor de suporte de tecnologia da informação de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Rio do Sinos (RS), é viável a utilização de um wiki baseado nas diretrizes da metodologia Knowledge Centered Support? Não obstante, visa-se também, por meio de um benchmarking e levantamento de requisitos, verificar as melhores práticas utilizadas no mercado no que tange ao wiki a fim de propor um protótipo da mesma. O método adotado é o estudo de caso, em que será aplicado um questionário quantitativo e qualitativo com os colaboradores do setor em análise, verificando a aceitação com a tecnologia proposta.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online