Moda

Trabalho de Conclusão
Título:ANOS 50: RELAÇÃO FAMILIAR, DESIGUALDADE ENTRE GÊNEROS E OBJETIFICAÇÃO DA FIGURA FEMININA
Aluno:TUANI MICHELE DELAI
Semestre:2018/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:MARINA SEIBERT CEZAR
Avaliadores:ANANDA SOPHIE QUADROS DE ANDRADE, CLÁUDIA SCHEMES
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Anos 50. Comportamentos de gêneros. Publicidade. Underwear. Victoria's Secret.
Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo estudar representações dos comportamentos masculino e feminino da década de 1950, publicados em campanhas publicitárias. Tais comportamentos podem ter sido influenciados por acontecimentos históricos de décadas anteriores, sugerindo modos de agir e pensar daqueles indivíduos. A autoridade exercida pelo homem na década em estudo, recebia destaque visto que este era responsável por toda e qualquer decisão para com sua família, tornando-se encarregado pela segurança, economia, entre outras incumbências sociais (PINSKY, 2014). A inferiorização da figura feminina se observava pela obediência e respeito que esta devia ao homem da casa - o chefe da família -, cumprindo suas tarefas como dona de casa e mãe de família (PRADO, 1979). A questão que norteia esta pesquisa é a discussão e A interpretação do comportamento do homem e da mulher como casal na década de 1950, observando pontos que diferem os direitos e deveres de ambos, bem como a inferiorização e objetificação da imagem da mulher, tornando-a menos importante no contexto social e familiar. Sendo assim, serão descritas na pesquisa as principais características comportamentais de ambos os sexos, com o intuito de apontar as fundamentais condutas desses indivíduos, identificando os pontos de objetificação feminina e, por fim, verificando-os na publicidade veiculada na década de 1950, relacionando aos textos culturais veiculados atualmente, ambientados nos anos dourados (VESTERGARD e SCHRØDER, 2000). Para dar seguimento ao trabalho, foi necessária a escolha de uma marca que guiará o projeto de coleção. A marca escolhida pela autora foi Victoria’s Secret, devido a pertencer ao segmento underwear e pelo posicionamento da marca que destaca o corpo e o comportamento feminino, evidenciando a sensualidade da mulher. Deste modo, será elaborada uma coleção voltada a moda íntima que terá como tema a igualdade entre os gêneros.

Link biblioteca:Não informado

TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online