Arquitetura e Urbanismo

Trabalho Final de Graduação - TFG
Título:Nova Sede Associação Vida Nova - Escola de Ensino Fundamental Inclusiva e Centro de Atendimento à Criança com Multideficiência
Aluno:MARÚZIA BORGES DE CASTILHOS
Semestre:2021/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:EDUARDO REUTER SCHNECK
Avaliadores:ALEXANDRA STAUDT FOLLMANN BALDAUF, NILZA CRISTINA TABORDA DE JESUS COLOMBO
Documentos:Painel Final (liberado apenas para a banca), Painel Intermediário (liberado apenas para a banca), Pesquisa (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Escola inclusiva. Método Montessori. Neuroarquitetura. Ludicidade. Diversidade humana.
Resumo:

O presente trabalho tem como enfoque a proposta de implementação de uma nova sede para a Associação Vida Nova, localizada na cidade de São Leopoldo/RS, a qual trata-se de uma escola de ensino fundamental inclusiva, composta também, por um centro de atendimento as crianças com multideficiência. A pesquisa em questão parte do direito a todos à educação inclusiva, bem como, salienta a necessidade de instituições de ensino preparadas com recursos e estratégias, físicas e pedagógicas, que se adaptem às especificidades e às necessidades de cada aluno, com, ou sem deficiência, que vise ao desenvolvimento do indivíduo e valorize o convívio entre os usuários, garantindo o atendimento à diversidade humana. Possui como objetivo geral fundamentar a proposta e suas principais abordagens pedagógicas, como o Método Montessori, a neuroarquitetura e o lúdico na prática educacional, trazidas com o âmbito de aplicá-las no desenvolvimento de um projeto de uma Instituição de Ensino Inclusivo, que garanta o atendimento à diversidade humana, proporcionando ambientes de acolhimento e de pertencimento, que influenciem diretamente no desenvolvimento dos alunos, bem como na implementação de um espaço que transcenda seus limites físicos, promova uma interação direta com a comunidade, através da revitalização do espaço público e a valorização da natureza, incentivando o senso de pertencimento da comunidade local e a criação de espaços que promovam a socialização e o convívio entre a comunidade e a Instituição, promovendo a interação e dissolvendo limites através da inclusão para além da escola.

Link biblioteca:Não informado

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