Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | USO DE FERRAMENTAS DO PACOTE OFFICE 365 PARA APOIO AOS PROCESOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DOS PROJETOS DE ENSINO DO CENTRO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: CETED |
Aluno: | Fredi Dilan da Silva |
Semestre: | 2016/01 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Sandra Teresinha Miorelli |
Avaliadores: | Adriana Neves dos Reis, Carlos Frederico Viero |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento Científico. Comunicação Científica, Sistemas de Informação. |
Resumo: | O rápido avanço tecnológico, em todos os setores, tem impactado muito na forma com que as pessoas convivem e se comunicam. Novas tecnologias, ferramentas e padrões surgem em curtos espaços de tempo e facilitam a geração de informação e conhecimento. Tendo esse crescimento contínuo e expressivo de informação e conhecimento, também surge à necessidade, principalmente com foco no ambiente organizacional, de capturar, organizar e rastrear o que líderes em organizações empresariais necessitam para tomar decisões. E assim, aplicam-se processos da Gestão do Conhecimento (GC), que disciplina, sistematiza e torna mais efetivo os processos de comunicação. Entretanto, existem outros contextos, menos explorados (em relação ao ambiente organizacional), nos quais existem significativas atividades em conhecimento como, por exemplo, o ambiente acadêmico. A comunicação científica, definida por Garvey (1979), como "o conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que o cientista concebe uma ideia para pesquisar, até que a informação acerca dos resultados seja aceita como constituinte do conhecimento científico", está implícita no ambiente acadêmico e pode permitir que a GC seja viabilizada. Pois possibilita, além de outros processos, a interação entre pessoas e consequentemente, a criação, troca e compartilhamento do conhecimento científico. É possível alegar que a universidade, como fonte central da produção do conhecimento científico, estabelece um campo propício para a aplicação e o estudo da gestão do conhecimento científico (GCC). Diante deste cenário onde já existe um número expressivo de conhecimento explícito criado no ambiente acadêmico de forma desordenada, essa proposta visou centralizar e facilitar a consulta de conhecimento explícito, bem como viabilizar a troca e compartilhamento desse conhecimento, através do uso de ferramentas computacionais do pacote Office 365® para apoio aos processos da GCC. O desenvolvimento da proposta para atender o objetivo, foi realizado através de analises e testes com ferramentas computacionais que possam colaborar com a centralização do conhecimento explícito gerado por professores e alunos em projetos e pesquisas científicas. Este projeto está vinculado à área de Sistemas de Informação e apresenta a proposta de coletar, armazenar e distribuir as informações geradas pelos professores e alunos da Universidade Feevale, sendo utilizadas como base para o estudo de caso neste projeto, as informações geradas no CETED (Centro de Tecnologias Digitais) e dos projetos de ensino/pesquisa no ambiente acadêmico. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online